Passear com cachorro parece simples em um primeiro momento, afinal é só colocar a coleira e sair com ele, não é mesmo? Mas nem sempre é tão fácil assim. Um dos fatores que influenciam no passeio é a personalidade do dog: tem aquele que faz xixi em t-o-d-o-s os lugares, o que puxa a guia, o que logo quer deitar… Cada um com seu jeitinho, mas todos com a mesma vontade – ou melhor, necessidade: passear!
Para o seu peludinho, passear é tão importante quanto vacina e alimentação, já que os passeios contribuem para a manutenção da saúde física e emocional do cachorro. A ausência de passeios – e isso também vale para cães que tem um quintal grande à disposição, pode contribuir diretamente para:
  • sobrepeso;
  • problemas articulares e musculares;
  • comportamentos de ansiedade e depressão.
  • Não queremos nada disso para os nossos amados, não é mesmo? Para que o seu dog tenha uma melhor qualidade de vida, confira as dicas para um passeio com cachorro cheio de alegria!

1ª DICA DE COMO PASSEAR COM CACHORRO: VACINAS EM DIA!

Durante o passeio, o seu cachorro vai ficar bastante exposto aos riscos da rua, inclusive algumas doenças e parasitas “invisíveis” aos olhos. Por isso, o primeiro passo para passear com um cachorro filhote e também com os mais velhos, é dar uma olhada na carteirinha de vacinação.
Para te ajudar, montamos um checklist do que é necessário conferir antes de andar na rua com seu dog:
  • Vacina contra raiva
  • Vacina V8 ou V10
  • Vermífugo
  • Controle de carrapatos
  • Controle de pulgas

2ª DICA DE COMO PASSEAR COM CACHORRO: ESCOLHA O HORÁRIO CERTO

Evite passeios em horários com temperaturas extremas, como muito calor ou muito frio. Essa dica vale tanto para o Verão, como para lugares que tem um Inverno mais severo.
No calor, o cuidado evita de imediato feridas nos coxins (ou coxim, no singular, que é o nome certo para a almofada da patinha do cachorro), mas também outras complicações como câncer de pele.
Já no frio, o cuidado diz respeito principalmente à possibilidade de resfriado, bronquite e problemas semelhantes. Por isso, se organize para escolher um horário adequado ao seu peludinho.

3ª DICA DE COMO PASSEAR COM CACHORRO: SEGURANÇA É FUNDAMENTAL

Mesmo que o seu cãozinho seja calmo e obediente, o uso de guia e coleira é fundamental na hora de passear – e isso também vale para os cães adestrados. Com o cachorro solto, as chances dele se distrair e acontecer algum acidente ou comer algo indevido são muito altas, então para quê arriscar?
Na hora de escolher a guia certa para passear com cachorro, avalie bem quesitos como segurança e conforto. O peitoral híbrido da dog27 é um dos destaques na categoria por trazer tanto a opção tradicional como a de anti-puxão em um mesmo produto. Assim, você tem 2 produtos em 1 só.
No quesito segurança, a guia para cachorro da dog27 traz um mosquetão super resistente, que não enferruja, desenvolvido por pesquisadores da indústria automobilística visando uma altíssima resistência. Isso tudo para te dar uma garantia: o seu cachorro não vai se soltar da guia na hora do passeio.
Quer mais? Tanto a guia como o peitoral – e também as coleiras para cachorro da dog27, são feitos com 2 mil fios de poliéster. Sabe o que isso significa? Que é tudo super macio, confortável para o seu cão e não quebra o pelo lindão do seu pet.
Ah, e se para você estilo na hora de passear com cachorro é fundamental, capriche na escolha das estampas:
– Estampa Daisy: essa estampa é um sonho e não tem como não querer essas margaridas fofas passeando com seu aumigo!
– Estampa Sail: um passeio ao fundo do mar, é isso que Sail te proporciona. De um jeitinho fun e fofo essa estampa esbanja simpatia e é perfeita para os dias de sol, diversão e praia.

– Estampa One: todos juntos somos um. Seja qual for o tamanho, a cor, o sexo ou raça do seu aumigo, o importante é que ele seja feliz. Seu companheiro é único e a One é a cara dele, ou melhor, o focinho!
– Estampa Waves: a cara da arte urbana, Waves é a estampa perfeita pra seu aumigo que tem atitude. Sua dupla face faz com que ela seja ainda mais versátil e estilosa.

COMO AJUSTAR O PEITORAL NO CACHORRO?

Ao colocar o peitoral (ou a coleira) no seu dog, ajuste até que fique a distância de dois dedos entre o tecido e o cachorro. E lembre-se de regular toda vez antes de passear, combinado?

4ª DICA DE COMO PASSEAR COM CACHORRO: NÃO SE ESQUEÇA DOS ACESSÓRIOS

Sacolinha, petiscos e muitos elogios são itens fundamentais para levar junto no passeio com o cachorro. Lembre-se que o famoso “número dois” não se recolhe sozinho. Já os petiscos ajudam a guiar o seu peludinho, direcionando ele para onde você quiser, e também recompensá-lo nos bons comportamentos, tanto quanto muiiiitos carinhos! Se o passeio com seu cachorro for longo, não se esqueça de levar água também, combinado?

5ª DICA DE COMO PASSEAR COM CACHORRO: PERMITA AO CÃOZINHO SER UM CACHORRO

Muito amor e muito mimo sempre são bons. Mas na hora do passeio é o momento do seu cachorrinho desenvolver todos os instintos dele, como:
Marcar território: sim, mamãe e papai, ele – e ela também, vai fazer xixi em vários cantos do bairro;
Rastrear distintos cheiros: deixe-o cheirar à vontade, mas tome cuidado com espinhos e comidas no chão;
Relacionar-se com outros cães: a aproximação deve ser feita com cautela, respeitando a vontade de cada um dos doguinhos. Já pensou se sua mãe forçasse você a fazer amizade com todo humano que visse na rua? (rs).

PRÓXIMO PASSO: VAMOS PASSEAR!

Chegou a hora, papai e mamãe, titio e titia, vovô e vovó! Com as vacinas em dia, guia e coleira no dog, além de uma sacolinha no bolso, é hora de ir pra rua passear! Aproveite esse momento tão divertido para se unir ainda mais ao seu filho(a). Sentiu falta de alguma dica? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *