A Alimentação Natural para cachorros, também conhecida como AN, reúne benefícios nutricionais e muito sabor para os dogs. No cardápio são inclusos legumes, verduras, frutas, carnes e vísceras como fígado, coração, moela. Os ingredientes são minimamente processados, ou seja, não passam por todos os processos industriais como as rações, os mínimo de processo que sofrem esses alimentos, são cozimento e congelamento.
 
Mas temos ainda uma modalidade da AN que tem ganhado adeptos, a comida RAW. A dieta B.A.R.F. (sigla para Biologically Appropriate Raw Food) consiste em alimentar os cães, gatos e outros animais de estimação com base em uma dieta composta de alimentos crus. Em português ACBA (Alimentos Crus Biologicamente Apropriados) também é usado.
 
Em ambas dietas, AN ou RAW é preciso consultar um veterinário especializado em nutrição e claro nunca oferecer sobras de comida humana, uma vez que o preparo é diferente.
 
O seu doguinho fofinho ? é um descendente direto do lobo ?, que foi socializado durante séculos para se tornar o melhor amigo do homem. Foi então que o veterinário Ian Billinghurst desenvolveu esse tipo de alimentação, que é basicamente composta por ossos carnudos crus (com mais de 50% de carne), carne magra, órgãos e vísceras e frutas e verduras.
 

BENEFÍCIOS DA DIETA RAW PARA O SEU CÃOPANHEIRO

  • Aumento da energia e vitalidade;
  • Os alimentos crus ajudam a evitar o mau hálito causado por bactérias na boca do cão;
  • Aumento da massa muscular;
  • Desaparecimento de problemas dentários e limpeza bucal;
  • Desaparecimento de problemas de pele e infecções de ouvido;
  • Melhora da artrite e problemas nas articulações;
  • Maior hidratação;
  • Maior resistência a parasitas internos e externos.
 

QUANTIDADES PARA CÃES (ORIENTAÇÕES)

A dose diária variar de 1,5 a 10% do peso corporal do animal, dependendo da idade e grau de atividade. As quantidades em porcentagens da dieta RAW são:
 
  • 60% de carne e ossos carnudos;
  • 15% legumes e verduras;
  • 10% de vísceras e órgãos;
  • 5% de frutas.
Em pequenas quantidades você pode adicionar ingredientes benéficos, como algas, kefir, óleo de peixe e iogurte natural.
 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OSSOS CARNUDOS CRUS E OSSOS RECREATIVOS?

Ossos recreativos são peças grandes (joelho, bacia do boi, pé de porco, escápula, rabada bovina, mocotó) que podem ser dadas para os dogmigos se divertirem, roerem e ainda ajuda a remover o tártaro dos dentes. E podem ser oferecidos em qualquer dieta, inclusive para cães que comem apenas ração.
 
Já os ossos carnudos crus são ingredientes obrigatórios da Alimentação Natural RAW e devem ser oferecidos diariamente nesta dieta. São peças que os cães quebram fácil e rapidamente engolem inteiros. Exemplos de ossos carnudos crus incluem pescoço e dorso de frango.
 
 

OSSOS CARNUDOS CRUS NÃO ADEQUADOS

Boi, búfalo e outros animais de porte grande não fornecem ossos carnudos crus, mas rendem bons ossos recreativos. Cuidado com costelas de boi, porco, cabrito e cordeiro pois não são seguras para os doguinhos, nem como ossos recreativos. Evite também servir asas, dorso e coxas de peru, salvo moídos, por serem excessivamente rígidos e/ou porque se partem em lascas pontiagudas quando mastigados. Antes de servir os ossos crus estude o processo de congelamento profilático em freezer para inativação de parasitas como a tênia, e o toxoplasma.
 

PRIMEIRO PASSO PARA ADERIR À COMIDA RAW

Reforçamos que o primeiro passo para o seu cachorro aderir à comida RAW e usufruir de todos os benefícios dela é conversar com um veterinário especializado em nutrição. Após uma consulta onde ele vai conhecer melhor o seu dog – inclusive podendo solicitar exames, o profissional irá montar uma dieta balanceada. Ao pular esta etapa e montar sozinho a alimentação do seu cachorro, você coloca a vida do seu pet em risco, uma vez que a falta de uma vitamina, por exemplo, pode afetar diretamente a saúde dele.
 
Você já conhecia a Alimentação Natural RAW para cachorros? Conte pra gente nos comentários!

One thought on “COMIDA RAW – A DIETA DOS ALIMENTOS CRUS PARA CÃES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *